Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Cardeal polonês expressa preocupações com limitação da missa tridentina


O cardeal polonês Kazimierz Nycz e “outros bispos poloneses foram recentemente a Roma para uma visita ad limina e, em seu retorno, disse à mídia polonesa que os bispos tiveram extensas discussões no Vaticano com a Congregação para o Culto Divino, que é responsável pela supervisão de assuntos litúrgicos no Igreja Católica”, informa LifeSiteNews.

cardeal polonês Kazimierz Nycz

“Na congregação litúrgica, a discussão sobre a liturgia tridentina foi muito interessante”, disse o cardeal Nycz. “Os bispos colocaram questões, especialmente relacionadas com as igrejas paroquiais, nas quais esta liturgia poderia ser continuada, bem como estender a possibilidade de celebrá-la…”

O cardeal disse que a Congregação para o Culto Divino sugeriu que Traditionis Custodes, em vez de criar unidade na Igreja, pode levar “alguém a deixar a Igreja” se suas necessidades religiosas não forem atendidas quando a missa em latim for retirada.

Limitação radical da liberdade de celebrar o rito tridentino

Segundo o Cardeal Nycz, a regra geral na interpretação do documento papal é que os padres que já dizem a liturgia tradicional podem continuar, mas “os jovens padres que desejam celebrar esta liturgia devem dirigir-se à Santa Sé com um pedido escrito de consentimento para ser bi-literal. ”

Traditionis foi descrito como uma limitação radical da liberdade de um padre celebrar a missa da maneira que os padres têm feito há séculos. O documento encontrou resistência.

Recentemente, em uma entrevista exclusiva para LifeSiteNews, o bispo Athanasius Schneider falou sobre a polêmica.

“A proibição da missa tradicional ou a limitação é um abuso de poder, e não foi dado ao papa, o poder de suprimir milênios do grande tesouro litúrgico da igreja e, portanto, padres e mosteiros, acho que podem continuar a use isso porque é propriedade da Santa Madre Igreja ”, disse ele.

Dom Schneider acrescentou que os padres devem continuar “a celebrar com paz no coração, com reverência, com amor, pela Igreja e pelo Papa”.

***

Nesses tempos de sinodalidade, consulta aos fieis — tão ao gosto dos progressistas –, os conservadores devem mostrar que as restrições à celebração do rito tridentino constituem uma marcha a ré na riqueza da liturgia e um “abuso de poder”, usando as palavras de Mons. Schneider.

Sugerimos a leitura do artigo publicado em nosso Site sobre as respostas enviadas à Roma, por bispos de diversos países https://ipco.org.br/quase-2-3-dos-bispos-concordariam-em-manter-o-summorum-pontificum/

Nosso Senhor vela pela Sua Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra Ela.

Fonte: https://www.lifesitenews.com/news/popes-crackdown-on-latin-mass-too-harsh-vatican-divine-worship-office-tells-polish-bishops/?utm_source=top_news&utm_campaign=usa

Detalhes do artigo

Autor

Correa de Sá

Correa de Sá

254 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados