Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Putin imita Stalin e Hitler, denuncia presidente da Lituânia


Dalia Grybauskaite, presidente da Lituânia: Putin age como Hitler e Stalin.
Dalia Grybauskaite, presidente da Lituânia: Putin age como Hitler e Stalin.

Em entrevista à revista alemã Focus, a presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, comparou o presidente russo Vladimir Putin a Hitler e Stalin, informou G1.

“Esta é uma descrição muito objetiva do que Putin faz. Ele usa o nacionalismo para conquistar um país militarmente. Isto é exatamente o que Hitler e Stalin fizeram. Tal comparação é bastante adequada’, disse Grybauskaite na entrevista.

“Quase toda semana realiza exercícios militares em Kaliningrado, na nossa fronteira’, explicou a presidente da Lituânia.

“Além disso, a Rússia trava uma verdadeira guerra de informação contra nós. Moscou manipula as minorias russas no Báltico e as impulsiona a apoiar a agressão de Putin na Ucrânia”, acrescentou.

A Lituânia faz parte da União Europeia e da Otan e está preocupada com a crescente presença militar russa em suas fronteiras. A crise ucraniana só tem fortalecido suas apreensões.

No início de junho, a Otan realizou manobras militares na Lituânia, bem como nos países bálticos vizinhos: Letônia e Estônia.

Mirage francês sedeado na Lituânia  escolta Su-27 russo sobre o Báltico.
Mirage francês na Lituânia escolta Su-27 russo sobre o Báltico.

A Rússia qualificou esse exercício de “manifestação de intenções hostis”, pela voz do ministro da Defesa Vladimir Titov, citado pela agência russa de notícias Interfax, caixa de ressonância das vontades oficiais.

A presidente Grybauskaite, de 58 anos, é apelidada de ‘dama de ferro do Báltico’, principalmente por sua firmeza em relação à Rússia.

Ela se fez eco dos temores da população, reelegendo-se neste ano com quase 58% dos votos para um segundo mandato presidencial de cinco anos.

Detalhes do artigo

Autor

Luis Dufaur

Luis Dufaur

1042 artigos

Escritor, jornalista, conferencista de política internacional no Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, webmaster de diversos blogs.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados