Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

São Miguel Arcanjo, o primeiro dos Cavaleiros, modelo de contemplativo


São Miguel Arcanjo

Transcrevemos comentários do Prof. Plinio:

“Dele afirma este calendário: São Miguel, Príncipe da milícia celeste, no combate que houve no Céu, combateu os anjos rebeldes. Compete-lhe continuar essa luta para nos livrar do demônio. Dele dependem os Anjos da Guarda. É o anjo protetor da Igreja e o que apresenta ao Padre Eterno a oblação eucarística. Nós estamos na novena de Nossa Senhora do Rosário e na novena de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.

O primeiro dos Cavaleiros

“Eu chamo a atenção dos senhores para esse fato: São Miguel é o chefe então, é o que lutou contra o demônio e o precipitou no inferno. Ele é o chefe dos Anjos da Guarda dos indivíduos e o chefe também dos Anjos da Guarda das instituições. E é, ele mesmo, o Anjo da Guarda da Instituição das instituições, que é a Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

“Ele tem, portanto, uma função tutelar, a respeito da qual a gente se pergunta que relação há entre a atitude dele, ou a missão dele derrubando no inferno os que se levantavam contra Deus Nosso Senhor, de um lado, e a proteção que ele dispensa à Igreja e aos homens nesse vale de lágrimas e nessa arena, que é a vida, de outro lado. E nós vemos que essas duas missões se concatenam. Ele defendeu a Deus, Deus quis servir-se dele como de seu escudo, contra o demônio. Deus quer que ele seja o escudo dos homens contra o demônio; Deus quer que ele seja o escudo da Santa Igreja Católica contra o demônio. Mas um escudo que não é meramente escudo: é gládio também. Ele não se limita a defender, mas ele derrota, ele precipita no inferno.

O primeiro dos Cavaleiros

“E é, portanto, essa a dupla missão de São Miguel. É por causa disso que São Miguel era considerado na Idade Média, pelos cavaleiros, o primeiro dos cavaleiros; o cavaleiro celeste, leal perfeitamente como um cavaleiro deve ser, forte idealmente como deve ser um cavaleiro, puro como um anjo e como o cavaleiro deve ser, e vitorioso como deve ser o cavaleiro, que põe toda sua confiança em Deus, e depois de ter nascido Nossa Senhora, põe toda sua confiança também em Nossa Senhora.

“É, portanto, essa figura admirável de São Miguel que, vista assim, nós devemos considerar a figura de nosso aliado natural nas lutas, porque o movimento contra-revolucionário não quer ser outra coisa do que um grupo de homens que executam, “mutatis mutandis”  em nível humano, a tarefa de São Miguel Arcanjo. Quer dizer, de defender a honra de Deus, defender a glória de Nossa Senhora, defender a Igreja Católica, defender a Civilização Cristã. Nós vemos, portanto, que há uma afinidade enorme e que andam muito bem os contra-revolucionários que queiram constituir São Miguel Arcanjo seu especial patrono.

Papel contemplativo

“Há em D. Guéranger, uma ficha, a respeito da devoção contemplativa dos anjos:

Assim a Igreja considera São Miguel como o mediador de sua prece litúrgica. Ele se mantém entre a humanidade e a divindade. Deus que distribui, com uma ordem admirável, as hierarquias visíveis e invisíveis, emprega por opulência, para louvor de sua glória, o ministério desses espíritos celestes que contemplam sem cessar a face adorável do Pai, e que sabem, melhor do que os homens, adorar e contemplar a beleza de suas perfeições infinitas

Monte São Miguel, França

“Aí é que diz que ele é o que apresenta ao Padre Eterno a oblação eucarística. E foi assim que ele apareceu também em Fátima, para os pequenos pastores, com o cálice na mão.

““Mi – cha – El: quem como Deus? Esse nome exprime por si só, em sua brevidade, o louvor mais completo, a adoração mais perfeita, o reconhecimento mais inteiro da transcendência divina e a confissão mais humilde do nada da criatura, modelo, portanto, de humildade”.

“Porque quem exclama que ninguém é como Deus, exclama que não é nada, e essa é a humildade perfeita. A forma de humildade própria do cavaleiro não é a de um dulçuroso sentimental e ilógico.

““Também a Igreja da terra convida os espíritos celestes a bendizer o Senhor e cantá-lo; a louvá-lo e bendize-lo sem cessar. Essa vocação contemplativa dos anjos é o modelo da nossa, como nos faz lembrar o belo prefácio do Sacramentário de São Leão. É verdadeiramente digno render-Vos graças a vós, que nos ensinais por vosso apóstolo que nossa vida é dirigida aos céus; que com benevolência quereis que nos transportemos em espírito ao lugar onde servem esses que veneramos, especialmente dirigirmo-nos para essas alturas na festa do bem-aventurado São Miguel Arcanjo”.

O Céu, ordem de coisas para onde fomos chamados

“Realmente aqui está um traço da devoção aos anjos, que é preciso muito notar. Os anjos são habitantes da Corte celeste. E na Corte celeste eles vivem numa eterna contemplação, numa contemplação de quem vê Deus face a face, e as visões de todos os grandes místicos nos referem às festas que há no Céu; e que são verdadeiras festas. Não são imagens, ou quimeras não, mas são verdadeiras festas em que Deus vai manifestando sucessivamente suas grandezas e eles aclamam com triunfos novos, que não terminam nunca dos nuncas.

Monte de São Miguel, Reino Unido

“E há uma felicidade celeste, há um senso de que o Céu é a pátria de nossa alma e é propriamente a ordem de coisas para a qual nós fomos criados, que corresponde plenamente a todas as nossas aspirações; há um senso da felicidade celeste pela contemplação face a face de Deus que é a perfeição absoluta de todas as coisas, há algo disso que deve e pode passar para a terra. E nas épocas de verdadeira fé alguma coisa dessa felicidade filtra; alguma coisa dessa piedade é sentida pelas almas piedosas e comunicada depois através das almas piedosas, mais notavelmente piedosas, como um tesouro comum para toda a Igreja.

“E é isso que falta tanto hoje em dia, de maneira tal que não se tem a idéia de uma felicidade celeste e sem a idéia de uma felicidade celeste não se tem apetência do céu; e as pessoas se chafurdam na pura apetência dos bens da terra. Mas se pudessem compreender por um instante o que é uma consolação do Espírito Santo, o que é uma graça do Espírito Santo, o que é esse tipo de felicidade que a consideração dos bens celestes comunica, se pudesse compreender isso por um instante que fosse, então começava o desapego dos bens da terra; então se começava a compreender como tudo é transitório, como tudo isso não é nada, como há valores que estão acima disso e que tornam a terra um pouco de poeira.

“Mas é isso que exatamente falta e que os santos anjos podem nos obter, eles que estão inundados dessa felicidade, e que de vez em quando se comunicam sob essa forma aos santos. Há uma forma de fenômeno místico que é um concerto – Santa Teresinha teve isso, ela até fala na “História de uma Alma” -, um concerto muito longínquo, de uma harmonia maravilhosa e extraterrena. E é um pouco do eterno cântico dos anjos que chega por essa forma, aos ouvidos dos bem-aventurados, para lhes dar exatamente apetência das coisas do Céu.

“Em nossa época essa apetência falta fabulosamente. Não poucas pessoas só se interessam e só se empolgam pelas coisas da terra, empolgam-se pelo dinheiro, empolgam-se pela politicagem, empolgam-se pelo mundanismo, empolgam-se pelas trivialidades do noticiário de todos os dias, mas não se empolgam pelas coisas elevadas, pelas coisas doutrinárias e – menos ainda – pelas coisas especificamente celestes.

“Então, pedir aos anjos que nos comuniquem o desejo das coisas celestes de que eles estão inundados é uma excelente intenção para ser acrescentada, na festa de amanhã, ao grande pedido dos pedidos, que é o de São Miguel Arcanjo nos fazer imitadores dele, perfeitos cavaleiros de Nossa Senhora nessa terra.”

***

São Miguel, um patrono em nossa luta contra o progressismo, para purificar e reconduzir o Brasil nas vias da civilização cristã.

Fonte: São Miguel Arcanjo: modelo do perfeito cavaleiro e do perfeito contemplativo (pliniocorreadeoliveira.info)

Detalhes do artigo

Autor

Plinio Corrêa de Oliveira

Plinio Corrêa de Oliveira

551 artigos

Homem de fé, de pensamento, de luta e de ação, Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995) foi o fundador da TFP brasileira. Nele se inspiraram diversas organizações em dezenas de países, nos cinco continentes, principalmente as Associações em Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), que formam hoje a mais vasta rede de associações de inspiração católica dedicadas a combater o processo revolucionário que investe contra a Civilização Cristã. Ao longo de quase todo o século XX, Plinio Corrêa de Oliveira defendeu o Papado, a Igreja e o Ocidente Cristão contra os totalitarismos nazista e comunista, contra a influência deletéria do "american way of life", contra o processo de "autodemolição" da Igreja e tantas outras tentativas de destruição da Civilização Cristã. Considerado um dos maiores pensadores católicos da atualidade, foi descrito pelo renomado professor italiano Roberto de Mattei como o "Cruzado do Século XX".

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados