Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Acesse sua conta

Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

160 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição

Foto: Revista Catolicismo
Por Revista Catolicismo

há 8 anos2 min

Atualizado em: 9/1/2017, 8:52:21 PM


Monumento que o Bem-aventurado Papa Pio IX mandou erigir na Praça de Espanha, em Roma, após a proclamação do dogma da Imaculada Conceição
Monumento que o Bem-aventurado Papa Pio IX mandou erigir na Praça de Espanha, em Roma, após a proclamação do dogma da Imaculada Conceição

Fazendo uso explícito e solene de seu magistério infalível, o Bem-aventurado Papa Pio IX declarou, por meio da Bula Ineffabilis Deus, de 8 de dezembro de 1854, ser de revelação divina que a Santíssima Virgem Maria foi totalmente isenta do pecado original.

Em razão desta memorável data e como singela homenagem a Nossa Senhora, transcrevemos aqui trecho de um artigo de Plinio Corrêa de Oliveira, intitulado A santa intransigência, um aspecto da Imaculada Conceição, publicado na revista Catolicismo, na edição de setembro de 1954, ano do centenário do magnífico Dogma.

* * *

Imagine-se uma criatura tendo todo o amor de São Francisco de Assis, todo o zelo de São Domingos de Gusmão, toda a piedade de São Bento, todo o recolhimento de Santa Teresa, toda a sabedoria de Santo Tomás, toda a intrepidez de Santo Inácio, toda a pureza de São Luiz de Gonzaga, a paciência de um São Lourenço, o espírito de mortificação de todos os anacoretas do deserto: ela não chegaria aos pés de Nossa Senhora.

Mais ainda. A glória dos Anjos é algo de incompreensível ao intelecto humano. E a glória de Nossa Senhora está incomensuravelmente acima de todos os coros angélicos.

A esta criatura dileta entre todas, superior a tudo quanto foi criado, e inferior somente à Humanidade Santíssima de Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus conferiu um privilégio incomparável, que é a Imaculada Conceição.

“Imaculado” significa etimologicamente a ausência de mácula, e pois, de todo e qualquer erro por menor que seja, de todo e qualquer pecado por mais leve e insignificante que pareça. É a integridade absoluta na fé e na virtude. É portanto a intransigência absoluta, sistemática, irredutível, a aversão completa, profunda, diametral a toda a espécie de erro ou de mal. A santa intransigência na verdade e no bem é a ortodoxia, a pureza, enquanto em oposição à heterodoxia e ao mal. Por amar a Deus sem medida, Nossa Senhora correspondentemente amou de todo o coração tudo quanto era de Deus. E porque odiou sem medida o mal, odiou sem medida Satanás, suas pompas e suas obras, o demônio, o mundo e a carne.

Nossa Senhora da Conceição é Nossa Senhora da santa intransigência.

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 768 (Dezembro/2014)

Detalhes do artigo

Autor

Revista Catolicismo

Revista Catolicismo

235 artigos

Catolicismo é uma revista mensal de cultura que, desde sua fundação, há mais de meio século, defende os valores da Civilização Cristã no Brasil. A publicação apresenta a seus leitores temas de caráter cultural, em seus mais diversos aspectos, e de atualidade, sob o prisma da doutrina católica. Teve ela inicio em janeiro de 1951, por inspiração do insigne líder católico Plinio Corrêa de Oliveira. Assine já a revista e também ajude as atividades do IPCO! Acesse: ipco.org.br/revistacatolicismo

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados