Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Breves: Os progressistas (na França) viram a unidade da Revolução

Por Marcos Machado

2 minhá 3 anos — Atualizado em: 1/11/2022, 8:29:52 PM


Está em curso, na França, a difusão de Revolução e Contra Revolução do Prof. Plinio. A edição de 1959 trazia o prefácio do príncipe D. Pedro Henrique.

Muito acertada iniciativa, especialmente nesses tempos em que o conceito de Revolução aflora a tantos no Ocidente, de modo particular entre os jovens, justamente impressionados com a simultâneidade das garras das Big Tech, do Forum Mundial, do Mandato de Vacinas, da perseguição aos conservadores. Esses tentáculos são de um mesmo polvo: a Revolução.

Revolução e Contra Revolução, nova edição na França

Expressou-o muito bem um agente progressista:

“Para o sociólogo das religiões Jean-Louis Schlegel, o Papa Francisco é objeto de um ódio [rejeição sim, ódio não] do qual não foram seus predecessores. Na manobra, correntes tradicionalistas cujo objetivo não é somente o rito antigo, mas uma visão política particular, herança de uma longa tradição teológico-política contrarrevolucionária.

“A Revolução para eles é também mãe de uma ideologia deletéria e destrutiva: o liberalismo sob todas as suas formas… Todos os erros dos dois séculos passados – inclusive o comunismo ateu – tiveram de uma maneira ou outra parte com uma liberdade anárquica do espírito nascido da Revolução [Francesa], que nega a lei e os direitos de Deus. De onde as simpatias de muitos desses católicos de tradição pelo sistema monárquico ou pelas políticas favoráveis à fé religiosa (católica), e no final das contas, pelo papel insubstituível da autoridade em todos os lugares (na família, na escola, no exército…). De resto, os tradicionalistas lembram que essa escolha foi aquela de toda a Igreja até o Concílio Vaticano II: ela então se tornou infiel a esse passado “milenar” que eles, os verdadeiros fiéis, conservam contra ventos e marés… (1)

Missa tridentina, autoridade dos pais, condenação ao comunismo, não ao aborto = Contrarrevolução

***

Acertou, pelo menos nessa observação, o progressista francês: a Revolução é UNA, como o afirmou o Prof. Plinio: Estado, família, cultura, economonia, visão do universo. E a Contrarrevolução também é UNA.

Também no Brasil, o Site do Instituto tem publicado o livro, por partes, anexando comentários do Prof. Plinio. https://ipco.org.br/formacao-revolucao-francesa-e-comunismo/

Nossa Senhora ajude, proteja e dê lucidez à reação conservadora que se faz presente e atuante no Ocidente cristão.

(1) https://www.la-croix.com/Debats/Lampleur-degre-fureur-sexpriment-aujourdhui-contre-pape-Francois-sont-inedits-2022-01-06-1201193497

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

490 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados