Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação
Logo do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
Instituto

Plinio Corrêa de Oliveira

Cruzada de orações pela Igreja no próximo Sinodo

Divina Pastora de Santa Rosa

Por Ivan Rafael de Oliveira

3 minhá 2 anos — Atualizado em: 1/14/2023, 1:59:26 AM


14 de Janeiro é festa da Divina Pastora em Santa Rosa, na Venezuela. Para libertar a região de uma terrível epidemia, a Divina Pastora aceitou o oferecimento da vida do padre Yépez!

Igreja de Santa Rosa – Atribuição: Veronidae, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

A peregrinação anual de 14 de janeiro a Divina Pastora, em Santa Rosa, é considerada uma das maiores do mundo. Essa devoção começou ali por volta de 1740, quando o Vigário da Igreja da Imaculada Conceição encomendou uma imagem da Divina Pastora para sua paróquia, enquanto, por sua vez, o vigário de Santa Rosa encomendou justamente uma imagem da Imaculada Conceição. Mas quando prontas, o escultor se enganou nas encomendas, e enviou a Divina Pastora para Santa Rosa.

Assim que a imagem da Divina Pastora foi recebida, o pároco de Santa Rosa, ordenou que a levassem à paróquia da Imaculada Conceição. Mas, para espanto dos presentes, a caixa ficou tão pesada que não foi possível mais levantá-la. Era um evidente sinal do Céu de que a Divina Pastora não queria mais deixar a igreja de Santa Rosa, e lá ela ficou!

Outro fato importante ocorreu durante o terrível terremoto que devastou a Venezuela em 26 de março de 1812 (data que caiu numa Quinta-feira Santa). A igreja de Santa Rosa desabou completamente, com exceção apenas do nicho em que estava a Divina Pastora. A imagem permaneceu intacta!

Em 1855, Santa Rosa foi atingida pela epidemia de cólera. Como o número de mortes aumentava a cada dia, o padre Yépez, pároco da igreja da Imaculada Conceição, decidiu levantar um Cruzeiro e lá promover um grande dia de oração. Por isso, em 14 de janeiro de 1856, foram trazidas as imagens da Divina Pastora da igreja de Santa Rosa e a do Nazareno da igreja de ‘La Concepción’.

Ao fim da cerimônia, a Divina Pastora foi levada até a igreja da Imaculada Conceição, onde o padre Yépez promoveu um tocante sermão. Suas palavras ressoaram pelo templo, implorando pela graça de Deus e exortando os fiéis a se apresentarem confiantes diante da Divina Pastora, implorando por sua proteção. De repente, o padre caiu de joelhos diante da imagem e, com os braços estendidos, ofereceu a Ela a própria vida, exclamando: “Santíssima Virgem, Divina Pastora, pela Divina Justiça, pelo bem e pela salvação deste povo, ofereço-te a minha vida, Mãe minha, pelas dores que experimentou teu Divino Coração, quando recebestes em teus braços a teu Filho na descida da Cruz, eu te suplico, Mãe Minha, para salvar este povo, que eu seja a última vítima da cólera”.

Altar da Divina Pastora – Atribuição: Javierosendo, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

A partir desse dia, a epidemia começou a perder intensidade e houve cada vez menos vítimas. O padre Yépez, conforme seu oferecimento, faleceu em 16 de junho de 1856, tornando-se a última vítima daquela epidemia.

Nossa Senhora Divina Pastora de Santa Rosa, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://soucatolico.com.br/uma-das-maiores-procissoes-do-mundo-nao-sera-realizada-presencialmente/

Detalhes do artigo

Autor

Ivan Rafael de Oliveira

Ivan Rafael de Oliveira

65 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados