Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Nossa Senhora das Candeias – Bahia


02 de Fevereiro é festa de Nossa Senhora das Candeias em Candeias, na Bahia. 300 anos depois, o milagre que se repete!

Santuário de Nossa Senhora das Candeias – Atribuição: https://www.diocesedecamacari.com.br/paroquia/nossa-senhora-das-candeias-candeias-

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Próximo a capital baiana, encontra-se a cidade de Candeias, cujo nome deixa mais do que óbvio quem é a Padroeira. Há mais de trezentos anos atrás, quando a região não era mais do um agrupamento de engenhos de açúcar, ocorreu um grande milagre que deu origem a essa forte devoção, que até hoje a cidade mantém.

Entre as famílias da região, havia uma mãe com uma filha cega que todos os dias recolhiam lenha próximo a uma fonte. Certa noite, a menina sonhou que Nossa Senhora das Candeias lhe aparecia, e pedia para lavar seus olhos naquela fonte, pois assim ela enxergaria.

Intrigada, a menina preferiu não contar para sua mãe. Mas, no dia seguinte, assim que chegaram à fonte, a menina lavou seus olhos como indicado; e, para sua maior surpresa, seus olhos não apenas passaram a ver, mas, a primeira coisa que ela viu diante de si, foi a imagem de Nossa Senhora das Candeias.

A mãe ficou assustada com aquele inesperado milagre, e logo foi buscar a dona do engenho. A mãe e a outra senhora pegaram a imagem e levaram para dentro da Casa Grande; no entanto, no dia seguinte, a imagem reapareceu sozinha junto a fonte.

Após a imagem ser levada mais uma vez, o transporte milagroso se repetiu, confirmando qual era a vontade de Nossa Senhora. Foi assim que os senhores de engenho mandaram construir, junto a fonte, uma capelinha para Nossa Senhora das Candeias.

Fonte milagrosa em Candeias – Atribuição: https://santuariodecandeias.com.br/o-santuario/fonte-dos-milagres/

Um milagre recente: A cura de Stephany Victoria Dias Campos, em 2001

Depois de morar muitos anos em Candeias, Rubenisse Souza Lima Dias, evangélica convicta, mudou-se para Vitória, no Espírito Santo. Em sua nova cidade, um acontecimento que era para ser de grande alegria, acabou se tornando em tristeza; pois, sua filha deu à luz a Stephany, mas a pobre criança nasceu completamente cega.

Era de grande dor para todos na família saber que a menina cresceria assim. Pois, segundo Dr. Márcio Nemmer, de Belo Horizonte, renomeado oftalmologista, a doença não apresentava nenhuma perspectiva de cura. No entanto, em agosto de 2001, um fato mudou completamente a vida de todos.

Certo dia, a vó Rubenisse teve um sonho no qual Nossa Senhora lhe aparecia e indicava que a bebê seria curada se lavasse seus olhos na água da fonte de Candeias. Ainda em sonho, a avó respondeu que não acreditava na cura da água, pois tinha fé apenas em Deus, e em nenhum outro santo.

Apesar disso, ao acordar, Rubenisse foi movida por um grande desejo e ligou para sua mãe, Leontina de Souza Oliveira, moradora em Candeias, para que ela pegasse um pouco da água, e levasse urgente para Vitória. Esperançosa, Leontina viajou no mesmo dia.

Em Vitória, avó e bisavó se dedicaram, durante alguns dias, a passar a água nos olhos de Stephany. Até que, ao acender um isqueiro, Rubenisse notou que a pequena acompanhou com os olhos o movimento da chama, sem pestanejar. A criança foi logo levada ao médico para que este atestasse sua cura. Mas, somente depois de alguns testes, é que o médico pôde acreditar na recuperação.

Conforme havia prometido, Rubenisse levou sua neta a Candeias. Nesse dia, durante a missa na paróquia, os fiéis puderam ouvir, da agradecida avó, um emocionado depoimento sobre o milagre de Nossa Senhora das Candeias.

Após o milagre, vovó Rubenisse se tornou fervorosa devota de Nossa Senhora das Candeias, destacando com ênfase: “Por mais que eu faça, jamais vou agradecer o bastante a esse milagre!…”

Nossa Senhora das Candeias, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://rezairezairezai.blogspot.com/2012/01/milagre-de-nossa-senhora-das-candeias.html

https://santuariodecandeias.com.br/o-santuario/fonte-dos-milagres/

Detalhes do artigo

Autor

Ivan Rafael de Oliveira

Ivan Rafael de Oliveira

65 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados