Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Maria Santíssima Nossa Mãe


05 de Fevereiro é festa de ‘Santa Maria Nossa Mãe’ em Bivongi, na Itália. Quando grandes terremotos destruíram boa parte da Calábria, algumas cidades tiveram uma clara proteção da Santíssima Virgem; entre elas, Bivongi não teve nenhuma morte, e isso graças a sua padroeira, Maria Santíssima Nossa Mãe!

 O grande terremoto de Reggio e Messina em 1783

Vista da Vila de Regio e Messina detruída pelo terrível terremoto de de Fevereiro de 1783

«De repente, ouvi nas entranhas mais profundas da terra um estrondo horrível; um momento depois, a própria terra tremeu e tremeu horrivelmente.” Descreveu uma das testemunhas da maior catástrofe que atingiu o Sul da Itália no século XVIII.

Entre 5 de fevereiro e 28 de março de 1783, a Calábria foi atingida por uma sequência de terremotos; desses abalos sísmicos, cinco foram de alta magnitude. Somente entre 5 e 7 de fevereiro, foram registrados 949 tremores. Muitas edificações que permaneciam de pé após um primeiro tremor, muitas vezes desmoronavam com o segundo.

Os danos foram de extrema gravidade. Os efeitos iniciais de desmoronamento das casas eram seguidos por outras catástrofes como inundações, abertura de crateras e deslizamentos de terra. Os deslizamentos, por sua vez, obstruíam o curso dos riachos, dando origem a numerosos pântanos e modificando o curso dos rios. Em alguns lugares, correntes abundantes de água barrenta ou mesmo enormes jorros de 12 a 20 metros irromperam do solo. Esse evento abalou de tal forma toda a região, que mesmo algumas montanhas chegaram a ser separadas.

Ao fim desses eventos, mais de 180 cidades estavam totalmente ou quase totalmente destruídas. Até mesmo importantes centros como Messina, Reggio, Monteleone e Catanzaro sofreram graves destruições. E, em algumas cidades costeiras, os maremotos chegaram a causar uma taxa de mortalidade de 70% de sua população. No geral, o número de mortos foi estimado em cerca de 50.000 pessoas e os danos foram incalculáveis.

Gravura representando Messina sendo engolida pelo maremoto, como consequência dos tremores de 1783. Atribuição: Johann Martin Will, Public domain, attraverso Wikimedia Commons.

Uma clara intervenção de Nossa Senhora sobre algumas cidades

No entanto, apesar de tudo isso, algumas cidades hoje podem comemorar o fato de terem sido poupadas, ou menos agredidas, na ocasião. Sabendo que não há explicação científica para justificar isso, todos esses reconhecem agradecidos a seus santos padroeiros por tal proteção. Vejamos alguns exemplos:

Festa de Maria Santíssima Nossa Mãe – Atribuição: Bivongese, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, attraverso Wikimedia Commons

Bivongi não sofreu nenhuma vítima. Por isso, todos os anos essa cidade promove uma grandiosa comemoração em 5 de fevereiro, um especial agradecimento a sua padroeira Maria Santíssima Mãe Nossa.

Aprigliano tem sua festa no mesmo dia, e sua festa é dirigida para Nossa Senhora das Graças.

Nossa Senhora das Graças de Aprigliano – Atribuição: https://www.facebook.com/profile.php?id=100064507249531&sk=photos
Nossa Senhora do Rosário de Soriano Calabro – Atribuição: https://www.facebook.com/sandomenicoinsoriano/photos

No dia 07 de fevereiro, Soriano Calabro foi o epicentro de um dos mais fortes abalos sísmicos; no entanto, os efeitos foram proporcionalmente menos catastróficos que em outros lugares em termos de vítimas. Sempre no dia 7 de fevereiro, as festividades dessa cidade vão para Nossa Senhora do Rosário, com um evento chamado de “Festa do Flagelo”! Na ocasião do desastre, a imagem de Nossa Senhora do Rosário e um milagroso quadro de São Domingos de Gusmão estavam entre as poucas coisas encontradas intactas.

Conflenti, também terá no dia 7 de fevereiro sua festa que será dirigida à Nossa Senhora da Graça do Carvalho de Visora. (Em breve, um artigo só sobre Ela e suas aparições!)

Nossa Senhora do Carvalho de Visora – Atribuição: https://immaculate.one/la-madonna-del-giorno-7-giugno-1578-madonna-della-quercia-di-visora-conflenti-catanzaro-calabria-italia

Fontes de Pesquisa: https://it.m.wikipedia.org/wiki/Terremoto_del_1783

https://it.m.wikipedia.org/wiki/Festa_di_Maria_SS._Mamma_Nostra

https://www.telemia.it/2023/02/bivongi-ricorda-il-miracolo-di-mamma-nostra-del-1783/

https://www.vibonesiamo.it/wordpress/2019/02/04/liberatrice-del-flagello/

http://conflenti.asmenet.it/index.php?action=index&p=214

Detalhes do artigo

Autor

Ivan Rafael de Oliveira

Ivan Rafael de Oliveira

65 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados