Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

Nossa Senhora do Fogo


 04 de Fevereiro é festa de Nossa Senhora do Fogo em Forlì, na Itália. Que madeira seria capaz de resistir vários dias dentro de um imenso incêndio? O quadro de Nossa Senhora do Fogo!

Catedral de Santa Cruz – Forlì – Atribuição: Szeder László, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons

⚜️ 💠 ⚜️ 💠 ⚜️

Xilogravura é a arte de esculpir gravuras em relevo de madeira. E, o curioso título de Nossa Senhora do Fogo pertence a uma das mais antigas peças dessa arte existentes no mundo, a padroeira de Forlì.

Essa singela imagem da Santíssima Virgem permaneceu exposta por três anos na parede de uma escola, até que, um imenso incêndio acabou por destruir o prédio completamente. Era a noite de 4 de fevereiro de 1428, durante o inverno, uma lareira esquecida acesa foi a responsável por gerar aquela calamidade. A população correu para conter o fogo e salvar o que era possível. Mas, apesar de todo o esforço, o incêndio durou vários dias, deixando apenas os escombros enegrecidos da escola. Por isso, foi grande a surpresa de todos quando aquele quadro de madeira foi encontrado intacto em sua parede.

Quadro representando o incêndio – Atribuição: sconosciuto, Public domain, via Wikimedia Commons
Capela de Nossa Senhora do Fogo – Atribuição: Sailko, CC BY 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by/3.0, via Wikimedia Commons

O governador da cidade e Legado Papal, Monsenhor Domenico Capranica, ordenou que a imagem fosse trazida à catedral da cidade em uma solene procissão, realizada em 8 de fevereiro. Desde então, todos os anos, na noite de 4 para 5 de fevereiro, velas vermelhas são exibidas nas janelas das casas da cidade, como lembrança desse evento responsável pelo título dessa imagem.

Nossa Senhora do Fogo, rogai por nós!

Ivan Rafael de Oliveira

Fontes de Pesquisa: https://it.wikipedia.org/wiki/Madonna_del_Fuoco

Detalhes do artigo

Autor

Ivan Rafael de Oliveira

Ivan Rafael de Oliveira

65 artigos

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados