Portal do IPCO
Plinio Corrêa de Oliveira
IPCO em Ação

O fundamentalismo sectário da midia: bússola, leme, credibilidade avariados


Carlos de Laet afirmou, há cerca de um século, que a imprensa se transformara em um IV Poder a ombrear com os três poderes oficiais, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário (*).

Em 1934, o Constituinte mais votado do Brasil, Plinio Corrêa de Oliveira, escrevia sobre as responsabilidades da imprensa: “Já se tornou banal afirmar que a imprensa é o Quarto Poder. Na Constituinte, um deputado afirmou que é a Quinta Arma, que acaba de aparecer, novíssima, ao lado da cavalaria, da artilharia, da aviação e da infantaria. Quarto Poder ou Quinta Arma, o fato é que a opinião pública respira a atmosfera política por meio dela, digere as novidades como ela lhas apresenta, julga, condena ou canoniza, de acordo com sua vontade despótica, irrecorrível.”

Um século depois … que diria Carlos de Laet da Mídia?

No século XXI, já não é necessário afirmar, como o Senador Catão, durante os últimos anos das Guerras Púnicas, travadas por Roma contra Cartago: “Delenda est Carthago” (Delenda est Midia)! “É preciso que Cartago seja destruída”. (1)

Por um processo de autodemolição de sua credibilidade, de sua imparcialidade, de sua veracidade a Mídia desmoralizou-se a si mesma. Sua “narrativa”, seus silêncios, suas fulminantes condenações lançadas contra aqueles que denúnciam seu sectarismo, caíram no vácuo.

O que é feito da grande Mídia, de sua credibilidade? Seria ótimo tema de pesquisa para a Datafolha e outras similares.

Já em 1970, silêncio sobre grandes campanhas da TFP

Alertava o Prof. Plinio, em artigo para a Folha: “Ora — com tristeza o digo, mas tenho o direito de o dizer, porque os órgãos publicitários não constituem um Quarto Poder, superior a todas as críticas — há folhas, e até grandes e prestigiadas, que têm espaço para noticiar todas esta ninharias, e se recusaram a publicar uma linha sequer sobre a campanha da TFP.”

A Mídia, 1970, não viu!

“Como explicar esse silêncio, fanaticamente obstinado, em não noticiar o que toda uma cidade vê, e em negar, assim, apoio a uma campanha que só os “sapos” (**) e seus bons comparsas da esquerda não admiram?”

Nós, em 2021, 50 anos depois … atualizemos o Quadro.

Um exemplo entre mil …

Manchete de um cotidiano (27 de maio de 2021): Bolsonaro incita militares contra restrições: ‘Certeza que vocês agirão‘ (2). Incitar, comentamos nós, é verbo que se aplica a Stédile ou Boulos quando instigam invasões muitas das quais resultaram em depredações de propriedades produtivas, incêndios e até mortes.

O leitor já percebeu na manchete em questão: trata-se de violenta distorção das palavras do presidente da república contra o lockdown socialista imposto por governadores-ditadores e prefeitos alinhados à esquerda. Lembremos que o STF transferiu a gestão da Pandemia para governadores e prefeitos e nunca censurou os lockdowns sociaistas que violam frontalmente a Constituição Federal, produzem miséria, fome e desespero.

Quer essa mídia alinhada que o Brasil se torne outra Venezuela, ou mais proximamente, igual à Argentina? Ainda ecoam as palavaras do Cel. Mello Araujo, presidente da CEAGESP, comandou a distribuição de cestas básicas, em cidade empobrecida pelo PT: “eu vi a Venezuela em Araraquara.”

E o espetáculo tristemente noticiado, do prefeito de Aparecida, implorando auxílio federal, ante uma população faminta, fruto exclusivo do decreto ditatorial do governador João Dória? Lembramos, pedido justo, prontamente atendido pelo governo federal.

Quanta razão tem, portanto, o Presidente Bolsonaro em afirmar que não vai permitir novamente esses decretos-ditatoriais de lockdowns, ou toques de recolher, os quais geram fome, pobreza e miséria: “meu vizinho comeu o meu gato“, afirmou moradora de Araraquara.

Uma solução providencial: a nova geração acordou

Ao lado do IV Poder — como Carlos de Laet classificara a imprensa, há um século — surgiram as midias alternativas, as temidas Redes Sociais conservadores que divulgam a imagem do Brasil real. Divulgam o sentir, o querer, o pensar do Brasil profundo e desmentem através de vídeos, de documentos a narrativa distorcida da Midia alinhada

Medidas ditatoriais de plataformas da Big Tech, tentam, a todo momento bloquear ou eliminar os sites conservadores. A “narrativa” da midia alinhada e ditas plataformas têm sua ideologia, seus dogmas, sua KGB, sua Gestapo. Mas, essas mesmas plataformas começam a ser contestadas. https://ipco.org.br/big-tech-a-suprema-corte-acima-das-cortes-novo-fuhrer/

Nesse ponto, imitam elas, Xi Jinping, o ditador-presidente da China, que constituiu a maior ditadura da História da Humanidade. Xinjiang, segundo denúncias documentadas e gravíssimas, a nível internacional, é exemplo de uma violação permanente de direitos humanos fundamentais. Campos de reeducação forçada, esterilização e até extração de órgãos.

Nos eufemismos da midia alinhada, a China (PCCh) é o nosso maior parceiro comercial … que tenta impor sua tática intimidatória de guerreiro-lobo a seus diplomatas em todo o Orbe. Também essa imagem da China … está em xeque na opinião pública.

***

Os grilhões com que nos amordaçavam a mídia alinhada se romperam. Projetos de lei para cercear o poder ditatorial das plataformas da Big Tech estão em curso nos países livres. Texas, Flórida já conseguiram limitar o poder discricionário dessas plataformas.

No Brasil, iniciativas pela liberdade de expressão contra a ditadura midiática estão em curso.

Nossa Senhora Aparecida continue a iluminar os brasileiros a se desgarrarem da Mídia alinhada, perempta e desacreditada e a se afirmarem nas Redes Sociais.

Brasil será ainda um grande País, longe das ditaduras policialescas da midia, de CPIs induzidas e outros tiranos que nem sequer conseguem mostrar-se nas ruas.

(*) Carlos Maximiliano Pimenta de Laet (1847-1927) foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, jornalista, escritor, professor catedrático na cidade do Rio de Janeiro e polemista católico temido.

(**) Sapo é o burguês, milionário ou bilionário, que apoia e trabalha pelo comunismo. Exemplos frisantes são Bill Gates, Geoge Soros

(1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Delenda_est_Carthago

(2) https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/05/27/interna_politica,1270984/bolsonaro-incita-militares-contra-restricoes-certeza-que-voces-agirao.shtml

Detalhes do artigo

Autor

Marcos Machado

Marcos Machado

473 artigos

Pesquisador e compilador de escritos do Prof. Plinio. Percorreu mais de mil cidades brasileiras tomando contato direto com a população, nas Caravanas da TFP. Participou da recuperação da obra intelectual do fundador da TFP. Ex aluno da Escola de Minas de Ouro Preto.

Categorias

Tags

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Tenha certeza de nunca perder um conteúdo importante!

Artigos relacionados